O Prefeito de Mirassol, Edson Antonio Ermenegildo, participou nesta terça-feira (1º/7), em São Paulo, de audiência com o objetivo de discutir a renovação do convênio entre a Prefeitura e o FID – Fundo de Interesses Difusos, para a reforma da Casa de Cultura Dr. Ariovaldo Côrrea, localizada no antigo Cine Theatro São Pedro.
O encontro foi realizado no Palácio dos Campos Elíseos, sede da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, com a presença do secretário executivo Raul Christiano e do coordenador de gestão do FID, Elnatan Ferreira.
A proposta trata da reforma do prédio histórico, que é considerado um símbolo da cultura mirassolense. Inaugurado em 16 de janeiro de 1929, o Cine Theatro São Pedro foi idealizado por Cândido Brasil Estrela e projetado pelo arquiteto Ramos de Azevedo.
O espaço se destacou como um dos primeiros edifícios de grande porte da região, reunindo múltiplos usos como cinema, teatro e até um rinque de patinação, tornando-se ponto de encontro e lazer da população por décadas.
O prédio funcionou como teatro e cinema até 1984, quando foi desativado. No ano seguinte a Prefeitura adquiriu o prédio para a preservação do edifício.
Passou a abrigar a Casa de Cultura Dr. Ariovaldo Côrrea, para ser referência nas ações culturais do município. No entanto, atualmente encontra-se fechado, aguardando as melhorias estruturais necessárias para voltar a receber atividades artísticas e culturais.