O Hospital Regional São Pedro na Providência de Deus, em Mirassol, iniciou os atendimentos nesta terça-feira (7), marcando um novo avanço para a saúde pública regional. Em operação gradual, o hospital começa disponibilizando 56 leitos, número que será ampliado progressivamente até alcançar 205 leitos ao final da implantação total dos serviços.
A partir desta terça-feira o Hospital vai funcionar com 25% da sua capacidade total. São atendimentos ambulatoriais nas especialidades de cardiologia, dermatologia e ortopedia e ai partir daí serão ampliados os atendimentos para outras especialidades nos próximos meses.
Com 14 mil m² de área construída e estrutura moderna distribuída em três andares, o hospital oferece nove especialidades nos ambulatórios e seis na urgência e emergência, além de 14 salas cirúrgicas, 30 vagas de UTI e três salas de isolamento. A estimativa é realizar cerca de 5 mil atendimentos mensais, atendendo pacientes de média e alta complexidade.
A inauguração oficial está prevista para acontecer no próximo dia 10 ou 15, com a presença do governador Tarcísio de Freitas.
A unidade contará com setores de emergência, pediatria, internação, diagnóstico por imagem, centro cirúrgico, áreas de apoio, refeitórios e setor administrativo, garantindo atendimento humanizado e de qualidade. Dos mais de 200 leitos disponíveis, 85% serão destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS), e o restante para convênios e atendimentos particulares.
O Hospital Regional São Pedro na Providência de Deus é resultado de um projeto iniciado em 2010, fruto da doação de uma área ao Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus, instituição que no último sábado (4) completou 40 anos de fundação. A obra foi retomada há cinco anos, com apoio do Governo do Estado de São Paulo, tornando-se uma referência para os 102 municípios pertencentes ao Departamento Regional de Saúde (DRS-15).
Na última sexta-feira (3), o Arcebispo Metropolitano de São José do Rio Preto, Dom Antonio Emidio Vilar, celebrou uma missa especial na capela do hospital, ao lado do fundador do Lar São Francisco, Frei Francisco Belodi. Durante a celebração, o prefeito Edson Antonio Ermenegildo destacou o significado histórico da inauguração.
“Quando a obra foi retomada há cinco anos, não havia recursos suficientes. Mas, com união, esforço e a parceria do Governo do Estado, conseguimos chegar até entrega do tão sonhado hospital”, afirmou o prefeito.