A Escola Municipal Professora Bartyra de Aquino Noronha, no bairro São Bernardo, está ganhando novos contornos, cores e significados com a realização do projeto “Murais Orgânicos – Conexões Humanas em Própria Natureza”, que chega à reta final neste mês de dezembro. A iniciativa, viabilizada pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) 2023, do Ministério da Cultura, em parceria com a Prefeitura de Mirassol por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, é assinada pela artista visual Lilian Gomes.
O projeto propõe imprimir nos muros da escola registros visuais que traduzam a presença da Natureza no interior do lugar durante o cotidiano. As pinturas são inspiradas em formas arredondadas, orgânicas, típicas dos primeiros rabiscos da infância, combinando cores, botânica e elementos vivos. Todo este trabalho é resultado de um processo de pesquisa da artista, de estudos sobre plantas e formas de vida como nutrição e conexão, conduzido durante um processo de recuperação de um Burnout, que se estendeu para a pesquisa dos alunos dentro da própria escola, envolvendo alunos e equipe pedagógica.
Mais do que decorar o espaço, o projeto estimula o olhar sensível das crianças, promove experiências estéticas, valoriza o fazer artístico local e incentiva a consciência ambiental. A expectativa é atingir diretamente cerca de 700 alunos e 50 profissionais da escola. Indiretamente, alcançará moradores, todo entorno e toda a população mirassolense, já que a unidade está localizada em uma importante via da cidade, a Avenida José Emigdio de Faria, ponto de grande circulação entre cidades vizinhas e sede da tradicional feira livre.
A artista visual Lilian Gomes, idealizadora do projeto, explica como foram os dias convivendo com as crianças e a comunidade escolar durante o desenvolvimento: “Para mim foi um grande estímulo, foi alimento de vida! Ser bem vinda no Bartyra deu leveza para minha arte se apresentar, e se conectar nestas relações tão humanas.”
A vivência aberta do projeto será realizada na próxima segunda-feira (8), às 17h45, na escola, seguida de uma Mostra Pedagógica que apresentará o processo criativo e os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes ao longo do ano.
A diretora da Escola Bartyra de Aquino Noronha, professora Gildete Lopes Vieira Martins, disse que “esta arte nos muros transforma nossa escola em um ponto de referência para a comunidade, expressando cuidado, alegria, identidade e pertencimento. Estamos felizes e gratos pelo presente recebido!", afirmou.
Uma escola carregada de história
Inaugurada em 31 de outubro de 1972, a Bartyra de Aquino Noronha carrega uma história afetiva e simbólica para Mirassol. Seu nome homenageia a professora Bartyra, que lecionou no município e teve entre seus alunos o mirassolense Laudo Natel, que anos mais tarde se tornaria governador de São Paulo e prestaria reconhecimento à sua antiga mestra ao nomear a escola. Hoje, a unidade atende cerca de 700 estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.
A escola nunca teve em seus muros qualquer registro ou intervenção artística. Com o Projeto Murais Orgânicos, a escola renova sua identidade visual e pedagógica, fortalecendo vínculos entre arte, educação, comunidade e meio ambiente, um convite para olhar a cidade com mais cor, mais cuidado e mais humanidade.
Autor: Assessoria de Imprensa da Prefeitura do Município de Mirassol
Local: Mirassol