Os membros da nova Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPA) da Prefeitura de Mirassol, gestão 2025/2026, concluíram nesta quinta-feira (27) o treinamento preparatório para suas atividades. A capacitação foi realizada no auditório da Câmara de Vereadores de Mirassol desde a última terça-feira (25), com o objetivo de preparar os integrantes para atuar na prevenção de acidentes e no combate ao assédio no ambiente de trabalho.
A CIPA da Prefeitura é composta por 22 membros, 11 representantes dos empregados, eleitos diretamente pelos servidores públicos, e outros 11 indicados pela administração municipal. De acordo com a Norma Regulamentadora 5 (NR-5), a comissão tem a missão de promover a segurança e a saúde dos trabalhadores, tornando o ambiente laboral mais seguro e adequado à preservação da vida.
O treinamento foi ministrado pelo engenheiro de segurança do trabalho, Erick Olivas Gonçalves de Figueiredo, e pela técnica em segurança do trabalho, Elisangela Dalbert Junqueira. Ambos fazem parte do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) da Secretaria da Saúde e abordaram temas essenciais para a atuação da CIPA, como prevenção de acidentes, identificação de riscos e boas práticas para um ambiente de trabalho mais seguro e saudável.
Com a conclusão do treinamento, os novos membros estão aptos a atuar de forma ativa na implementação de medidas de segurança e na conscientização sobre a importância da prevenção de acidentes e do combate ao assédio no ambiente de trabalho.