Foi liberado na manhã desta sexta-feira (1º/8) o trânsito de veículos na passagem inferior do viaduto que dá acesso às avenidas José Ricci e Dr. Antônio Cândido Moreira, em Mirassol. A liberação foi feita pela concessionária Ecovias do Noroeste Paulista, responsável pelas obras de ampliação da Rodovia Washington Luís (SP-310).
A liberação tem como objetivo minimizar os transtornos aos usuários enquanto as obras continuam em andamento. Desde o dia 14 de julho, o local estava interditado devido à execução das obras de implantação da terceira faixa entre Mirassol e São José do Rio Preto. O trecho integra o Complexo Viário Antônio Cândido Moreira, localizado no km 449+300m, nas pistas norte e sul.
Com a liberação, o trânsito volta a fluir nos dois sentidos, eliminando o sistema de “Pare e Siga” utilizado durante a interdição. No entanto, os motoristas devem ficar atentos, pois haverá estreitamento de faixa em um dos sentidos e a velocidade deve ser reduzida para garantir a segurança de todos.
Os trabalhos estruturais de alargamento do viaduto continuam. Entre os dias 1º e 5 de agosto, haverá estreitamento de pista com a instalação de barreiras de concreto tipo New Jersey sob o viaduto no sentido Rio Preto–Mirassol. Já entre os dias 6 e 20 de agosto, o estreitamento ocorrerá no sentido oposto.
A previsão é que o alargamento completo do viaduto seja concluído em cerca de cinco meses. As novas faixas estão sendo construídas no canteiro central da rodovia. Durante toda a obra, haverá interdições alternadas de faixas em ambos os sentidos, exigindo atenção redobrada dos condutores.
Segundo a Ecovias, a estratégia adotada é a de alargamento progressivo, liberando trechos à medida que as etapas são concluídas. A obra completa, com duração prevista de dois anos, contempla ainda a construção de marginais, novos viadutos e sistema de iluminação, abrangendo o trecho urbano entre Mirassol e São José do Rio Preto.