A Univesp – Universidade Virtual do Estado de São Paulo, polo Mirassol, realizou na noite de segunda-feira (4) a Aula Inaugural do 2º semestre de 2025, em um evento especial realizado no Centro Cultural Diogo Garcia Sanches, no Centro da cidade. A cerimônia marcou o início oficial das atividades acadêmicas e reuniu calouros, veteranos, autoridades e membros da comunidade acadêmica.
A Aula Inaugural contou com a presença do vice-prefeito Beto Feres, da secretária de Educação, Luzia de Fátima Paula, da orientadora do pólo da Univesp em Mirassol, Tabata Faccipieri, e a professora Andrea Marrubio.
O encontro teve como objetivo promover o acolhimento e a integração entre os alunos, especialmente os 64 novos estudantes que iniciam sua jornada universitária neste semestre. A coordenação do polo destacou a importância da socialização, mesmo em cursos na modalidade Ensino a Distância (EaD), que muitas vezes atraem estudantes pela flexibilidade, mas que também oferecem oportunidades de formação de vínculos, grupos de estudo e redes de apoio.
A programação incluiu apresentação da plataforma da Univesp, orientações sobre o ambiente virtual de aprendizagem e uma série de dinâmicas de acolhimento. Um dos destaques foi o já tradicional “trote do bem”, que substitui ações constrangedoras por práticas construtivas e solidárias. Os novos alunos foram convidados a participar do "card de boas práticas", onde deverão cumprir e repassar ações positivas entre os colegas até que o ciclo esteja completo e retorne ao polo.
Além disso, a Univesp Mirassol promoveu uma campanha de arrecadação de caixas de leite e leite em pó, aberta à comunidade acadêmica. Os donativos serão destinados ao Fundo Social de Solidariedade de Mirassol.