A Prefeitura de Mirassol, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, está desenvolvendo uma série de ações dentro da Semana Nacional de Controle e Combate à Leishmaniose Visceral, de 4 a 10 deste mês, com foco na prevenção, diagnóstico e orientação da população sobre a doença que atinge humanos e cães.
O serviço de coleta de sangue para diagnóstico da leishmaniose, realizado gratuitamente pela Prefeitura, é disponibilizado durante todo o ano nos bairros da cidade. Nas Unidades Básicas de Saúde e no Postão, os moradores podem cadastrar seus cães e receber orientações sobre como prevenir, lidar e combater a enfermidade.
No próximo sábado (9), das 9h às 12h, a Praça da Matriz será palco de uma oficina de artes voltada para as crianças, com o tema “Leishmaniose e Posse Responsável de Animais”. A programação contará com pintura em telas, jogos educativos, oficinas de massinha, atividades lúdicas sobre o certo e o errado no cuidado com os pets, além da distribuição de panfletos informativos.
Paralelamente, agentes de combate à dengue estão intensificando as visitas a residências e estabelecimentos comerciais, entregando materiais educativos sobre a leishmaniose visceral e reforçando as orientações de prevenção.
De acordo com os médicos veterinários da Prefeitura, Evelyn Costa Gonzales de Lima e Jair Fernando Possebon, a prevenção é fundamental para conter a doença. “A testagem periódica dos cães e o manejo responsável dos animais são essenciais para quebrar o ciclo de transmissão”, destacam.
A Secretaria Municipal da Saúde reforça que a participação da população é decisiva para o controle da leishmaniose visceral, uma vez que a prevenção começa dentro de casa e com o cuidado adequado dos animais de estimação. E a campanha vai permanecer durante todo o mês no município.