Centro Paula Souza vai enviar equipe técnica para avaliação do prédio e fazer diagnóstico para definir cursos técnicos que poderão ser oferecidos no município
A Prefeitura de Mirassol deu um importante passo para ampliar as oportunidades de formação profissional e acadêmica no município. Na manhã desta sexta-feira (8), o prefeito Edson Antonio Ermenegildo recebeu no gabinete o presidente do Centro Paula Souza, Clóvis Dias, acompanhado de sua equipe técnica, além do deputado Itamar Borges, que apoia a solicitação da cidade, e do superintendente do Sebrae-SP, Marco Vinholi.
Durante o encontro, o prefeito formalizou a oferta do prédio onde funcionava a Fundação Educacional Mirassolense (FEM) para a instalação de novos cursos da ETEC – Escola Técnica Estadual, com a perspectiva de, futuramente, sediar também uma unidade da Fatec – Faculdade de Tecnologia. Após a reunião, todos visitaram o prédio da antiga FEM para conhecer a estrutura disponível.
"Inicialmente nosso objetivo é receber a ETEC, para depois buscarmos a instalação de uma Fatec. O prédio necessita passar por reformas, mas possui estrutura para atender plenamente as necessidades. Agora a avaliação técnica será feita pelo Centro Paula Souza", disse o prefeito Edson Antonio Ermenegildo.
Já o deputado Itamar Borges destacou a importância da iniciativa e garantiu apoio para que o projeto avance. "Estamos apoiando a vinda de novos cursos técnicos para Mirassol e já reivindicando uma Fatec para o futuro. O governador Tarcísio de Freitas e o presidente Clóvis estão atentos a essa demanda estratégica para o desenvolvimento da cidade".
Após a visita ao prédio da antiga FEM, o presidente do Centro Paula Souza, Clóvis Dias, explicou que a equipe vai realizar duas análises. Será uma avaliação técnica do prédio para verificar as adaptações e um diagnóstico econômico e educacional para identificar os cursos mais adequados ao perfil da cidade. "Como o prédio já funcionou como escola, a adaptação não será complexa. As possibilidades de implantação são boas e vamos trabalhar para que as definições ocorram em breve", afirmou.
O diretor-superintendente do Sebrae-SP, Marco Vinholi, reforçou que Mirassol vive um momento de transformação e crescimento econômico, e que a chegada de novos cursos técnicos e superiores vai fortalecer ainda mais esse potencial.
Também participaram da reunião o presidente da Câmara de Mirassol, Walmir Chaveiro, e os vereadores Edson Branco, Professor Poiati, Val da Bicicleta, Kauai Ferreira, Robson da Ração e Gustavo Teixeira, além da secretária de Educação, Luzia de Fátima Paula.
ETEC
As Escolas Técnicas Estaduais (ETECs) são administradas pelo Centro Paula Souza e oferecem cursos técnicos de nível médio e integrado, voltados para diversas áreas como administração, informática, logística, saúde, indústria e agropecuária. São gratuitas e reconhecidas pela alta qualidade de ensino, preparando jovens e adultos para o mercado de trabalho com qualificação prática e teórica.
Fatec
As Faculdades de Tecnologia (Fatecs) também fazem parte do Centro Paula Souza e oferecem cursos superiores de tecnologia, com duração média de três anos. Esses cursos têm foco prático e formação voltada às demandas do mercado, em áreas como gestão, tecnologia da informação, engenharia de produção, agronegócio, entre outras. Assim como as ETECs, são instituições públicas e gratuitas, com forte empregabilidade para os formados.
Com a parceria entre Prefeitura e Centro Paula Souza, Mirassol se prepara para oferecer mais oportunidades de estudo e qualificação, fortalecendo sua economia e criando novas perspectivas para jovens e adultos da região.
Autor: Assessoria de Imprensa da Prefeitura do Município de Mirassol
Local: Mirassol