Representantes da Diretoria Regional de Saúde (DRS XV) e da Secretaria Estadual da Saúde realizaram, na quinta-feira (30), uma visita técnica ao prefeito de Mirassol, Edson Antonio Ermenegildo. Também participou da reunião o secretário Municipal da Saúde, Frank Hulder de Oliveira.
O encontro teve como objetivo discutir ações relacionadas ao ProadSUS, programa que reúne iniciativas voltadas ao atendimento de pacientes em cuidados paliativos. Na região, participam do projeto o Hospital de Base (HB), o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), de São José do Rio Preto, e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Mirassol.
A reunião tratou da organização e da integração dos serviços responsáveis pelo atendimento a pacientes já considerados paliativos, além do fortalecimento da assistência oferecida pela rede pública de saúde.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os cuidados paliativos são realizados por uma equipe multidisciplinar, formada por profissionais como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas e terapeutas ocupacionais. O trabalho busca promover qualidade de vida, aliviar os sintomas da doença e oferecer conforto psicológico aos familiares de pacientes com doenças crônicas ou em estágio avançado.
Estiveram presentes o diretor da DRS XV, Dr. André Baitello; a articuladora da Humanização da DRS XV, Lucineia Lacerda; a assistente técnica do Núcleo Gestor da Secretaria Estadual da Saúde, Elania Ferreira; o assistente Vanderlei Freitas; a articuladora da Atenção Básica da DRS XV, Sandra Liebano Mendes; a coordenadora da Área Técnica de Atenção Básica da Secretaria Estadual da Saúde, Denise Pacheco; o prefeito Edson Antonio Ermenegildo; e o secretário Municipal da Saúde, Frank Hulder de Oliveira.
A visita reforçou a parceria entre o município, a DRS XV e a Secretaria Estadual da Saúde para aprimorar o atendimento aos pacientes e garantir uma assistência cada vez mais humanizada, integrada e qualificada em Mirassol.

Legenda da imagem: Da esquerda para a direita - Dr. André Baitello (diretor DRS XV), Lucineia Lacerda (articuladora da Humanização do DRS XV), Elania Ferreira (assistente técnico do Núcleo Gestor da Secretaria Estadual da Saúde), Vanderlei Freitas (assistente), prefeito Edson Antonio Ermenegildo, Sandra Liebano Mendes (articuladora da Atenção Básica do DRS XV), Denise Pacheco (coordenadora da Área técnica de atenção básica da Secretaria estadual) e Frank Hulder de Oliveira (Secretário Municipal da Saúde).









