A Prefeitura de Mirassol divulgou várias medidas preventivas adotadas pela administração municipal para evitar o contágio do Coronavírus (Covid-19) na cidade. As ações, que envolvem diversos Departamentos, principalmente o de Saúde, foram anunciadas, por meio de um decreto publicado no Diário Oficial do município, na última terça-feira (17). Entre as medidas estão a suspensão, a partir da próxima segunda-feira (23), das aulas em todas as creches e escolas da rede pública municipal, incluindo o Distrito de Ruilândia, conforme orientações do Governo do Estado de São Paulo. Também serão suspensas as atividades do Projeto Educacional e dos alunos que integram os projetos assistenciais atendidos pela Cadimi (Casa da Divina Misericórdia – Criança e Adolescente) e pelo Educandário Nossa Senhora das Graças. A suspensão é por tempo indeterminado e as escolas e creches estarão fechadas. O atendimento aos pais ou responsáveis de crianças matriculadas nas unidades escolares do município será feito exclusivamente no Departamento de Educação, que a partir do dia 23 de março, reduzirá a jornada de trabalho dos funcionários. Nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) os atendimentos estarão normais e para não prejudicar a população, estão canceladas, por tempo indeterminado, as férias e abonadas dos servidores municipais lotados no Departamento de Saúde. Ainda na área da saúde, o atendimento no Ambulatório, no Caps (Centro de Atenção Psicossocial) e no CEA (Centro de Estimulação de Aprendizagem), o Centrinho, também está suspenso. A orientação da administração municipal é que a população tenha bom senso antes de buscar atendimento médico na UPA ou em uma das UBSs para que não haja a superlotação das unidades públicas de saúde do município, o que geraria prejuízos para quem realmente precisa dos serviços médicos. De acordo com o Ministério da Saúde, os sintomas do Coronavírus são: febre, tosse e dificuldade para respirar, portanto, prioritariamente em casos em que a pessoa apresente esses sintomas é que a ida à UPA deve ocorrer. As recomendações são necessárias para evitar ao máximo a circulação desnecessária das pessoas no momento em que a prevenção é o melhor remédio. O principal a se fazer é intensificar as medidas de higiene e precaução, além da colaboração de todos. Por pertencerem ao grupo de risco, os funcionários municipais que tenham mais de 60 anos, estejam gestantes, sejam portadores de doenças respiratórias crônicas ou apresentem quadro de imunidade baixa serão liberados para cumprir a jornada de trabalho em casa, a ser organizada pelo superior imediato. A exceção é para profissionais da área da saúde. Outra medida para reduzir a probabilidade de contágio da doença foi a proibição de aglomerações e realizações de quaisquer eventos com público maior do que 100 pessoas. Além disso, também está proibida a emissão de alvarás para esses tipos de eventos. Quadras de esportes, a Biblioteca Municipal e o Museu Municipal também estarão fechados, por tempo indeterminado, e os campeonatos, torneios, e demais atividades esportivas do Departamento de Esportes e Lazer no município ou a participação fora da cidade estão suspensos. Como mais uma medida para evitar a aglomeração de pessoas, a partir de hoje (19), o atendimento ao público na área de Tributos e Fiscalização passa a ser feito das 9h às 13h. a Prefeitura incentiva que a população busque o atendimento eletrônico por meio do site oficial, por e-mail ou por telefone. A Prefeitura também tem adotado como prática comum diária o esclarecimento e orientação sobre o Coronavírus e, por meio de diversas reuniões, tem informado a população que não há motivo para pânico e que as pessoas precisam seguir as recomendações das autoridades como higienizar bem as mãos, lavando-as com água e sabão frequentemente e utilizando álcool em gel, proteger o nariz e a boca ao espirrar ou tossir e evitar ambientes com muita aglomeração. A situação da doença será avaliada frequentemente e novas informações serão divulgadas pelo site e pelas redes sociais da Prefeitura de Mirassol.