Alunos das escolas municipais Wilson Paschoal e Darcy Amâncio, de Mirassol, participaram no último sábado (9) da etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), realizada em Votuporanga, durante a Fliv 2025, o Festival Literário de Votuporanga, no Parque da Cultura. A competição reuniu 54 equipes nas modalidades Robótica de Resgate e Artística, com estudantes de 6 a 19 anos de escolas públicas e privadas.
Mirassol foi a única cidade a competir representada por escolas municipais públicas, conquistando resultados expressivos: a Escola Municipal Wilson Paschoal ficou em 7º lugar e a Escola Municipal Darcy Amâncio em 8º lugar na modalidade Resgate. As demais participantes eram instituições particulares.
O evento foi coordenado pelo campus de Votuporanga do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e contou com a participação ativa de familiares, que apoiaram os estudantes durante a jornada.
Na Escola Municipal Darcy Amâncio, o projeto de robótica surgiu a partir das aulas de Gamificação. Neste ano, alunos dos 4º e 5º anos iniciaram aulas de robótica, e os que mais se destacaram foram selecionados para a competição. A equipe foi formada por Elisa Priolli Pereira, Manuella dos Santos Gonçalves e Gabrielly Carvalho Muniz, sob a orientação dos professores Jefferson Flávio da Conceição e Lincon Pinhabel Maschio.
Já na Escola Municipal Wilson Paschoal, os representantes foram Davi José Cardoso, José Pedro Boarroli, Victor Felipe Rahman Querino de Souza e Miguel Machado, orientados pelos professores Felipe Gonçalves e Lincon Pinhabel Maschio. "Os alunos tiveram uma oportunidade riquíssimas para o aprendizado tecnológico de forma autônoma e eficaz", destacou a diretora da escola, a professora Simone Amorim.
Pais, alunos e professores celebraram a conquista, reforçando o orgulho pela participação inédita e pelo excelente desempenho das escolas municipais de Mirassol em um evento importante como este realizado em Votuporanga.