O Projeto Reviva Óleo realizou, na manhã desta terça-feira (25), uma cerimônia de premiação nas escolas Cândido Brasil Estrela e Bartyra de Aquino Noronha, em Mirassol. A ação é desenvolvida pelo Lions Clube de Mirassol, em parceria com a Prefeitura de Mirassol, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e com a Sanessol, e é realizada em todas as escolas da rede municipal. Somente neste ano, os alunos arrecadaram cerca de 7 mil litros de óleo de cozinha usado, com a participação ativa de 460 estudantes de 5 a 12 anos.
Na Escola Municipal Cândido Brasil Estrela, no bairro São José, o engajamento foi destaque: foram 1.818 litros de óleo usado arrecadados pelas famílias e comunidade escolar. Durante o evento, alunos que mais contribuíram com a coleta receberam certificados, medalhas e prêmios, como forma de reconhecimento pela responsabilidade ambiental e social.
A pequena Júlia Fiel Pasqualotto, aluna da Cândido Brasil Estrela, foi a grande campeã do município, com 745 litros de óleo arrecadados, e recebeu como prêmio um celular. Emocionada, ela contou que já tinha aparelho, mas fez questão de participar da campanha. “Eu tenho, só que eu queria ganhar mais um”, disse, sorrindo, ao explicar que pretende continuar ajudando a família a guardar o óleo para as próximas ações.
Os pais de Júlia, Daniele e Vinicius, relataram que toda a família se organizou para colaborar. Segundo Daniele, o óleo usado das frituras era guardado em galões até atingir uma boa quantidade para ser entregue na escola. “A gente guardava, ia juntando em galão para trazer, e aí trazia de monte aqui pra escola de uma vez. Vale super a pena, e eu acho que incentiva eles a quererem participar das coisas e ajudar”, comentou a mãe, destacando o caráter educativo do projeto.
A premiação segue uma metodologia de classificação que valoriza o esforço de cada estudante. De acordo com a secretária do Lions Clube de Mirassol, Marcela Carvalhaes, as crianças que arrecadaram acima de 80 litros são classificadas como “ouro”. “A premiação é assim: acima de 80 litros significa ouro. Então, a criança que mais arrecadou em cada escola recebe um tablet. A criança que mais arrecadou no município, entre as oito escolas, recebe um celular. Todas as crianças ouro de todas as escolas recebem uma caixa de som Bluetooth”, explicou.
Já as faixas prata e bronze também são valorizadas. “Prata e bronze são medalhas e certificados: de 20 a 50 litros é bronze; de 51 a 80 litros é prata; e de 81 para cima é ouro. Todas têm medalha e certificado, e o ouro é que tem a premiação com caixa Bluetooth, tablet e celular”, detalhou Marcela.
O Projeto Reviva Óleo – Protegendo a Vida e Diminuindo a Fome é desenvolvido pelo Lions Clube do Distrito LC-6, com participação direta do Lions Clube de Mirassol, da Secretaria Municipal de Educação, da Sanessol, das equipes gestoras das escolas e das famílias dos alunos. O óleo arrecadado é destinado à reciclagem, evitando o descarte inadequado em pias, ralos e solo, que causa entupimentos na rede de esgoto e contaminação de água e meio ambiente.
Como forma de reforçar o engajamento das crianças, na próxima semana será promovido um piquenique especial para os participantes do projeto. “Nós vamos realizar um piquenique, que é um dia cheio de brinquedos, com lanches, pip, bolo, algodão doce, que é um incentivo para as crianças coletarem o óleo durante o ano”, contou Marcela. O encontro será no dia 3 (quarta-feira), no CPP, com início às 8h, nos períodos da manhã e da tarde. A expectativa é receber cerca de 500 crianças das oito escolas municipais envolvidas.
Estiveram presentes na premiação representantes das escolas Cândido Brasil Estrela e Bartyra de Aquino Noronha, do Lions Clube e da Sanessol. Pelo Lions, participaram o governador do Distrito LC-6, Carlos Roberto Ramos Rodrigues, e a secretária Marcela Carvalhaes, que entregaram certificados e acompanharam de perto a alegria dos alunos.
O projeto consolida-se como uma importante ação de educação ambiental, mostrando na prática para as crianças a importância de separar o óleo usado e dar a ele a destinação correta, ao mesmo tempo em que fortalece valores como solidariedade, responsabilidade e cuidado com a cidade.
Autor: Assessoria de Imprensa da Prefeitura do Município de Mirassol
Local: Mirassol